terça-feira, 30 de outubro de 2007

OBSERVAÇÃO TRABALHO ÁREA PESQUISA

Registros da participação dos trabalhos apresentados pelos Acadêmicos das várias áreas da pesquisas

Participação nos trabalhos apresentados por estudantes na Semana Acadêmica na área da Educação a Distância EAD

Área Pedagogia
Apresentadora: Ana Paula Graduação Pedagogia * Experiência dos cursos de capacitação do ambiente virtual Rooda. * Suporte aos professores
Realizar um embasamento teórico-prático.
Estrutura de aprendizagem – Educação a Distância
Uma área que começo a ser explorada e vai ser a tônica daqui para frente

Área Medicina:
Pesquisa Medicamentos consumidos com pessoas idosas com mais de 60 anos
Fatores Intervenientes que forma considerada na pesquisa;
Critérios de inclusão e exclusão
Características sócio-econômicas;
Idade

Conclusão

Todas as pessoas independentes da classe social usam diferentes tipos de medicações com ou sem controle médico sendo que muitas se automedicam. Os medicamentos são adquiridos na Farmácia e nos posto públicos de saúde sendo que maiorias das pessoas idosas consumem quantidade exorbitante de remédios, a priori para diferentes males. A auto- medicação é uma mania dos brasileiros e o uso incorreto de medicamentos pode atrasar o reconhecimento de doenças ou até mesmo agravá-las. Alguns medicamentos podem viciar, levando a dependência química, dentre outros riscos e complicações.
Ficou evidenciado que muitos dos medicamentos consumidos no mundo são usados de forma incorreta, gerando sérias conseqüências como reações adversas, resistência bacteriana, piorando da doença e podendo levar até a morte. Seria fundamental para pessoas com mais de 60 anos passar por uma avaliação multidisciplinar e a partir daí o profissional da saúde escolher que medicamentos são realmente necessários e assim possibilitar que as pessoas tenham uma melhor qualidade vida.



Área Direito Direitos Humanos

Universidade Autônoma de Barcelona Espanha
Departamento de Psicologia Social
Professora: Leonor ....
Compartilhando Saberes
Violência Doméstica - Apresenta várias ramificações
Palestra focou a violência no casal
Para trabalhar com a violência, precisamos conhecer e ter determinados cuidados com as pessoas. Cada uma tem a sua história, valores presente, personalidade diferente.
Maus tratos psíquicos e violência física encabeçam as formas de violência doméstica, que passam também por ameaças ou, em menor expressão, pela violação e homicídio


Somos seres sociais, nos relacionamos uns com os outros. Construímos ou destruímos uma determinada forma de viver.
Estabelecemos diferentes formas de relações humanas e trabalhar com a violência, é um trabalho de vida para a vida.
É um trabalho político de compromisso de toda a vida.

Em todos os seres humanos há violência direta e a violência indireta
Na violência direta o casal se separa e a priori termina o problema ali. Na indireta há uma vai matando lentamente os encantos de uma vida feliz para o casal
Para trabalhar com a violência tem que ter cuidados, cada caso é um caso.
Vai depender dos valores, o que é importante para um não é para o outro.
Base principal da sociedade:
Família
Escola
Igreja
Jurídico
Outros


A palestra de alto nível intelectual, consegui formar um conceito sobre violência, pois quando pensava o falava sobre violência me transportava automaticamente para a violência direta, mas compreendi que enfrentamos violência no dia-a-dia em nossa casa, em nosso trabalho, em nossas relações e essa violência além de mascarada traz no seu bojo a violência psicológica. Quanto à violência direta percebemos e resolvemos com maior brevidade, já a violência indireta é um tipo de morte lenta em todos os sentidos de um relacionamento
.


Conclusão das três áreas distintas:

Educação á distância;
Medicina
Violência Doméstica

Compartilhar saberes nas diversas disciplinas significa assumir uma postura interdisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento e assim contribuir com mais eficácia para a elaboração e configuração de uma visão integrada e coerente dos problema estudado, exigindo um esforço de diálogo permanente, em busca de respostas a desafios comuns.
Quero reforçar a preocupação das Coordenadoras do Projeto PEAD que lutam para atingirem os objetivos junto aos professores na prática da Metodologia da Interdisciplinaridade e principalmente que a realização das atividades não seja sistematizada de forma fragmentada, mas sim com uma postura articuladora onde agrupam disciplinas com objetos comuns de estudo, capazes, portanto de estabelecer um diálogo produtivo do ponto de vista do trabalho pedagógico, e que podem estabelecer também um diálogo entre si enquanto áreas, nada mais justo na área da educação buscar uma postura interdisciplinar.
O que mais me chamou atenção foi à necessidade de compartilhar saberes e por incrível que pareça entre linha aparece Paulo Freire, sente-se uma tendência para interdisciplinaridade, na Medicina e no Direito. Quero reforçar a preocupação das Coordenadoras do Projeto PEAD que lutam para atingirem os objetivos junto aos professores na prática da Metodologia da Interdisciplinaridade, na realização das atividades aplicadas no EAD, nada mais justo que área da educação vá à busca a essa inovação.

Agradecimentos:

Agradeço as coordenadoras do Curso de Especialização em Tutoria a oportunidade e o incentivo que me foi proporcionado em participar de apresentações das pesquisas acadêmicas da UFRGS
Boas idéias para todos.

Geny Schwartz da Silva
Aluna do Curso de Especialização em Tutoria
30.10.2007


Fonte:
Palestra faculdade de Direito
Apresentação de trabalhos pesquisa UFRGS

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Este Salão apresentou ótimas propostas, mesmo. Concordo com sua observação em relação à violência doméstica. A violência maior não é aquela que vimos a olho nu, mas aquela velada e que nada é feito para que acabe! Acredito que devemos dar um basta nisso, incentivando aquele que está passando ou já passou por algum tipo de violência(seja verbal ou corporal), que denuncie. Estamos em 2007 e este tipo de atitude é inadmissível!
Concordo também quando dizes que as coordenadoras se esforçam para que o EAD tenha uma postura diferenciada visando à prática da metodologia da Interdisciplinaridade, bem como da realização de atividades que incentivam uma postura mais articuladora onde se possa estabelecer um diálogo produtivo criando condições para seja estabelecidas parcerias com outros colegas. Procurando assim, esclarecer dúvidas, trocar experiências e outras vezes, até mesmo utilizar idéias dos próprios colegas, proporcionando momentos de discussão e um melhor entendimento para a construção da aprendizagem, seja ela colaborativa ou não.