quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Minhas Aprendizagens






Minha recente história no curso de tutora na UFRGSMinha recente história no curso de tutora na UFRGS

Ao ingressar no Curso PEAD para tutores em junho de 2006 tive um sentimento de angústia, pois até então entendia muito pouco sobre tecnologia.
No terceiro dia do curso chorei muito e a primeira sensação foi de desistir. Como sou uma mulher de sorte tive o incentivo de uma pessoa especial, que se chama Antonio Carlos, meu genro do coração. Aproveitando a oportunidade (talvez não retorne a falar no assunto) para quem acha que sogra não se dá bem com genro e vice-versa, engano, meu genro é meu filho, meu amigo.
Sou agradecida por palavras que me levaram a não desistir do referido curso. No início sentia muita timidez de ter muita dificuldade nesta área, mas com muita garra e determinação comecei a estudar com empenho e dedicação, dizendo para mim mesmo: “sei que sou capaz, também sei que é difícil vou ter que me dedicar”. Assim foi e está sendo o meu procedimento até hoje. Tenho consciência que não devo parar e sempre continuar estudando. Hoje me sinto muito feliz com o que eu já aprendi e cresci. Lembro da primeira plataforma (não lembro mais o nome), a segunda Plataforma o Rooda da UFRGS criar arquivos no webfólio...Que sofrimento! Meu primeiro blog, o primeiro pbwiki, postar fotos, fazer link, buscar imagens no Google, criar portfólio.. Meu Deus! Parecia tudo tão estranho nesta busca de conhecimentos.
No dia 04 de outubro de 2007 consegui criar no meu portfólio o primeiro vídeo, muito simples, mas sei que foi produto do meu esforço com a ajuda da minha filha Marlise. Para encerrar essa conversa graças ao Curso PEAD e a compreensão de todos cheguei até aqui. Sei que ainda tenho muito para aprender. Tenho a convicção que o Curso de Especialização em Tutoria é uma oportunidade única, por isso esta sendo muito importante e significativo na construção do conhecimento pessoal, profissional, intelectual e principalmente de proporcionar atividades de pensar sobre a concepção do mundo e a troca constante de saberes.
Beijos para todos, em especial para a minha colega Mariângela, as coordenadoras e professoras do curso. Boas Idéias para todos.




Geny Schwartz da Silva
Aluna do Curso de especialização em Tutoria – PEAD/UFRGS


Um comentário:

Giselda Correa disse...

Sabe Geny, ao final deste terceiro semestre também me sentei e resolvi fazer um feedback das minhas aprendizagens. Logo me vieram à memória nosso primeiro dia de formação na UFRGS e principalmente nossas idas ao laboratório para a apresentação das interdisciplinas. Meu Deus! Achei que não conseguiria assimilar tantos ambientes!Em especial o “BLOG”. Confesso que fiquei assustada, confusa e muito incomodada, pois eram tantas coisas e tantas palavras novas para aprender num mesmo dia que quase surtei!!Foram muitas as dificuldades, os acertos e erros ocorridos durante este percurso, mas foram estes também que nos permitiram vivenciar uma nova experiência, proporcionando uma aprendizagem com êxito na nossa formação pessoal e no desenvolvimento das atividades como tutoras dentro do EAD.
Permitiu-nos também, reavaliar nossa prática e obter resultados positivos, onde se tornou possível o crescimento de todos os envolvidos neste projeto, mostrando o que cada um construiu, bem como, as reflexões sobre sua prática, seus problemas, seu cotidiano, tornando capazes de expressar-nos livremente, buscando uma nova forma de ensinar, levando o aluno a conscientizar-se de que somente ele é o agente da transformação que tanto busca. Como cita a autora Adriane Kiperman Rojas, na revista Pátio-Ago/Out de 2007, “CADA PROFESSOR CARREGA CONSIGO UMA BAGAGEM DE EXPERIÊNCIAS E CONHECMENTOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL. DE MODO CONSCIENTE OU NÃO, O CONTEÚDO DESTA BAGAGEM FORMA E TRANSFORMA A SUA MANEIRA DE APRENDER, ENSINAR E DE VER O MUNDO”.
Enfim, agora vejo que percorrer esta caminhada será uma eterna aprendizagem, fazendo com que através das nossas reflexões, estejamos cientes do nosso aprendizado, assim seremos capazes de nos auto-avaliarmos e completarmos a tarefa com sucesso.