terça-feira, 29 de abril de 2008

Trabalho Projeto de Aprendizagem

Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS)
Curso: Especialização em Tutoria a Distância
Coordenadora: Rosane Aragon, Marie Jane e Cíntia
Aluna: Geny Schwartz da Silva
Ano: 2008

Foco objetivo: Realização de objetivos específicos, Reconhecer a importância da transpiração para o corpo humano
Cronograma: Tem um fim bem definido: Fim de Julho de 2008
Estratégias Recursos definidos: texto síntese, leituras e pesquisa
Evidências Dimensões de complexidade e incertezas
Verificação Decorre de problemas e necessidade de retomada para saber se alcançou os objetivos, auto-avaliação... questionamento dos colegas.

CERTEZAS PROVISÓRIAS:

DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:


PROJETO DE APENDIZAGEM


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA TRANSPIRAÇÃO PARA O CORPO HUMANO?
Ao transpirar o ser humano libera toxinas, se essas toxinas ficassem no corpo acarretariam problemas. Porém não podemos nos esquecer de repor líquidos é muito importante.

Fisiologicamente ajuda na regulação da temperatura corporal, por isso nos dias quentes transpiramos mais, para controlar a temperatura interna do organismo, serve também para eliminar algumas substancias do organismo.
Transpiração é o processo pelo qual a água contida em um corpo é eliminada devido a uma elevação de temperatura externa ou interna que a permita fluir para a superfície do mesmo corpo. Apesar de qualquer corpo contendo água em sua composição estar sujeito à transpiração sob temperaturas elevadas, é nos seres vivos que a transpiração adquire importância vital.Nos organismos terrestres, o calor do meio externo, assim como o calor gerado pelas suas funções vitais, causa um inevitável aumento de temperatura. Temperaturas elevadas causam a desnaturação de enzimas e proteínas vitais para o metabolismo, e a transpiração é o meio pelo qual alguns destes seres eliminam parte deste calor. A água presente em seu meio interno se aquece e aflora para a superfície dos seres vivos (através de glândulas em vertebrados, ou estômatos e poros em plantas, ou mesmo pela urina e por outras estruturas especializadas), carregando consigo o calor interno para fora do corpo. Animais incapazes de realizar transpiração têm problemas para manter seu metabolismo em altas taxas, assim como em sobreviver sob temperaturas extremas, conservando movimentos lentos e precisos durante as horas mais frescas do dia, ou mesmo adotando um meio de vida aquático.Em alguns mamíferos, como o ser humano, a transpiração ocorre na forma de suor sobre a pele, que além de eliminar o calor em excesso de dentro do corpo, ainda resfria a superfície ao entrar em contato com correntes de ar. O suor em humanos é promovido por glândulas sudoríparas, e, além da água, elimina minerais e outros compostos nocivos ou desnecessários presentes no sangue, como o ácido úrico.O corpo humano é constituído por aproximadamente 70% de água. ... crianças até os idosos precisam transpirar muito para promover a transpiração do corpo. ...
( em construção)

Nenhum comentário: