terça-feira, 8 de abril de 2008

Resumo mapa conceitual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS –
Curso Especialização em Tutoria a Distância
Coordenadoras: Rosane Aragon, Marie Jane Carvalho e Cíntia Boll
Aluna: Geny Schwartz da Silva

Resumo: Mapas Conceituais e aprendizagens significativas

O que são mapas conceituais?

* Mapas conceituais são ferramentas úteis na organização das aprendizagens.
De um modo geral, mapas conceituais ou mapas de conceitos. Mapas conceituais não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.
No primeiro momento ou fase preparatória, pode ser de caráter motivacional para as orientações dos alunos. Nesta fase o mapa conceitual pode ser um instrumento didático eficaz facilitando uma orientação completa. (Novak,1991).
Mapas conceituais são propostos como uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa.
Mapas conceituais não dispensam explicação do professor ou de quem a construiu (Bogden, 1077). Os conceitos e as linhas que ligam conceitos em um mapa conceitual não terão significado para os alunos a menos que sejam explicados pelo seu ator e que os estudantes tenham pelo menos alguma familiaridade com o assunto de ensino.
O gráfico deve ajudar na leitura das relações, as formas e tamanhos podem auxiliar na pontuação e de idéias centrais e mais importantes no gráfico geral.

Geny Schwartz da Silva

Nenhum comentário: