quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Inteligência

Inteligência

Conceituar inteligência significa pensar em várias possibilidades de competências que os indivíduos desenvolvem no decorrer de sua vida, esta idéia se alicerça na teoria de Howard Gardner (1985), no qual o autor coloca no seu livro Inteligências Múltiplas as diferentes manifestações da inteligência, ou seja, uma “visão pluralista da mente", reconhecendo que as pessoas têm forças cognitivas diferenciadas e estilos cognitivos contrastantes. Desta forma, a mente se apresenta sob várias facetas diferentes e separadas da cognição. Ele classifica em:
Inteligência lingüística Inteligência musical Inteligência lógico-matemática Inteligência espacial Inteligência cinestésica
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
O importante é pensar que podemos desenvolver um ou mais tipos de inteligência e saber valorizar todas as manifestações apresentadas pelos indivíduos é saber trabalhar com as diferenças.

(Geny Schwartz a Silva)

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Olá Geny td bem? Que bom poder comentar em seu blog, assim estreitaremos laços de amizade e criaremos um ambiente de trocas, não é mesmo?
Sabe que sempre tive interesse neste assunto? Porque acredito, assim como, Gardner que a inteligência não e uma só, mas um conjunto de capacidades que podem ser desenvolvidas de forma independente, ou seja, como tu mesmo falaste “basta sabermos valorizar toda e qualquer manifestação apresentada pelo sujeito, ou seja, saber trabalhar com as diferenças!”.
Abraços, Gi